IBBN - Dourados / Logo
 
   
Facebook   Twitter   Youtube   Youtube
 
CACHOEIRINHA
Home
INÍCIO
IGREJA
PALAVRA DO PASTOR
NOVIDADES
FOTOS
VÍDEOS
ESTUDOS
AGENDA
CONTATO
 
ESTUDOS Voltar
   
O PODER DA FÉO PODER DA FÉ
ESTUDO 9 - GECEM (CÉLULA)

QUEBRA-GELO

  • Colocar três copos com água sobre a mesa. Pegar três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem. Pedir para prestarem atenção e colocar o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com água. Colocar o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem. Por fim, retirar o terceiro comprimido da embalagem e colocá-lo dentro do terceiro copo com água.
  • Pergunte: “Podemos tirar alguma lição dessa dinâmica?”
  • Aplicação da dinâmica: O primeiro copo representa aquela pessoa que não quer nenhum contato com Deus. O segundo é aquele que até quer Deus. Ele vai à igreja, participa dos eventos, porém não se abre completamente para a ação de Deus. O terceiro copo representa aqueles que estão completamente abertos e querem receber mais de Deus.
  • PERGUNTE: Quantos querem receber mais de Deus?
  • Aproveite o momento para levar as pessoas a um tempo de oração, buscando o agir de Deus sobre o GECEM.

 

ADORAÇÃO

  • Oração

- Orar para que a unção de Deus esteja sobre cada pessoa no GECEM

- Repreender tentativas do Diabo de atrapalhar o GECEM

- Ore pela multiplicação do GECEM

- Divida o GECEM em duplas para um tempo de oração

- O líder deverá orar rapidamente com todas as duplas

  • Músicas (NÃO PULE ESSE MOMENTO. É IMPORTANTÍSSIMA A REALIZAÇÃO DO LOUVOR)

- Utilize esse momento para criar uma atmosfera favorável ao agir de Deus

- Caso você queira, poderá convidar outra pessoa para liderar esse momento

- Finalize o período de música ministrando a restauração de Deus sobre cada pessoa presente

 

COMPARTILHAR DA PALAVRA[1]

 

Líder, o objetivo da Palavra é levar os participantes a compreenderem a importância da fé em nossas vidas!

  • Em nossa vida, enfrentamos momentos e circunstâncias que podem abalar a nossa fé.

Pergunte: “Alguém já passou por uma circunstâncias que podem abalou sua fé? (Ex.: “Minha fé foi abalada quando morreu um parente” “Minha fé foi abalada quando fiquei doente”

Peça para os demais citarem situações que podem abalar nossa fé

  • Se perdemos a fé. Perdemos o nosso relacionamento com Deus, pois a fé é um dos elementos mais importantes na vida de um cristão. É fundamental que um cristão tenha fé acreditando no Deus a quem serve.
  • Leia Hebreus 11.6
  • O excesso de superstição e a questão de coisas seculares dentro da Igreja têm apagado a fé de muitos. O próprio Jesus perguntou “quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?” (Lucas 18.8). Embora o número de religiões aumente a cada momento, porém a fé das pessoas é cada dia menor.
  • Como fazer para ter mais fé? O que pode renovar a nossa fé?
  • Dentre vários fatores, a nossa fé é renovada através da palavra. (Romanos 10.17)
  • E quais são os motivos pelo quais devemos renovar nossa fé?

 

1º MOTIVO) pela fé ganhamos o poder de realização. (Mat. 17:20)

  • Quando temos fé, podemos realizar coisas que sem fé jamais poderíamos fazer. Porém, a fé não é uma magia. Quem espera um milagre como se fosse mágica de Deus, jamais verá o milagre. Podemos sim realizar tanto o possível quanto o impossível, pois a Bíblia é verdadeira.

Pergunte: “o que podemos realizar apenas pela fé?” Ex.: mudança de caráter, curas que a medicina não tem respostas, gravidez em mulheres estéreis, reconciliação de casamentos destruídos

  • A fé é um elo de ligação do humano com o divino. Ela traz à vida do homem o poder de Deus. Portanto, quando estamos ligados a Deus pela fé não existe mais o impossível.

 

2º MOTIVO) pela fé alcançamos vitória. (I João 5:4)

  • A fé dá ao cristão a vitória em várias áreas de nossa vida. Pela fé somos vitoriosos sobre o pecado, vitoriosos sobre as lutas diárias. A Bíblia dá grande destaque para o papel da fé na vida vitoriosa. O apóstolo Paulo nos diz:  “O justo viverá pela fé.” Romanos 1:17. O mesmo apóstolo diz em II Coríntios 5:7 – “Porque andamos por fé, e não pelo que vemos.”

Pergunte: “alguém já obteve uma vitória que foi baseada na fé?” Ex.: emprego que parecia impossível,conversão de alguém próximo, libertação de um vício

  • Confiar no poder de Deus é fundamental para o cristão ter uma vida abençoada em todos os sentidos: financeira, saúde, familiar, amorosa, entre outras.

 

  • 3º MOTIVO) pela fé alcançamos a salvação. (Efésios 2:8)
  • “Porque pela graça sois salvos, por meio da Fé...”
  • Não há outro meio, não há outro jeito do ser humano ser salvo a não ser pela fé
  • A Bíblia diz: "Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa" Atos 16.31
  • Quando cremos em nossos corações que há um Deus e há um plano de salvação, nós somos alcançados pela salvação que só Deus pode dar.

Pergunte: “na sua opinião, somos salvos por Deus do quê?” Ex.: Somos salvos do inferno, somos salvos da maldade desse mundo, somos salvos do nosso orgulho, somos salvos dos nossos traumas.

Líder, peça para alguém contar rapidamente o que aconteceu na vida dela após ser salva por Deus. “Ex.: meu casamento estava destruído, quando fui salvo por Deus meu casamento foi restaurado” “eu brigava muito com meus pais, quando fui salvo por Deus passei a respeitá-los”

  • Muitos tem fé em Deus e também em outras coisas. Alguns tem fé na sua igreja, outros no pastor, em imagens, em lugares especiais, e há certas pessoas que chegam ao absurdo de fazer peregrinações a cemitérios para colocar a mão no túmulo de alguém que morreu injustiçado e que, segundo elas, estaria operando milagres. Nossa fé tem que estar em Deus, só nEle. Ele não aceita dividir a Sua glória com nenhum outro. Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória pois a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura (Is 42.8)

 

Conclusão

  • Conta-se a história de dois homens que desciam num pequeno barco, levado pela correnteza das águas em direção às cataratas. Eles não podiam fazer nada, e a morte estava diante deles. Foi então que uma pessoa que estava à margem do rio jogou-lhes uma corda para tentar salvá-los. Um dos homens imediatamente se agarrou à corda e foi salvo. O outro pulou do barco e agarrou-se a um pedaço de madeira que flutuava perto dele. Isto lhe custou a vida.
  • Em resumo, esta história nos mostra duas pessoas diante do mesmo perigo e diante da mesma oportunidade de salvação. Um foi salvo, o outro não. Um foi salvo pela corda que estava presa à margem do rio. O outro morreu, porque, em vez de agarrar a corda, que era a sua única possibilidade de salvar-se, agarrou-se a um pedaço de madeira, que, como ele, estava sendo levada pelas águas.
  • A nossa fé em Cristo é a nossa corda salvadora. Ela está firmemente amarrada em Cristo e nos é lançada por Deus, o único que nos pode salvar. Assim como aqueles homens, nós estamos diante da morte por causa do pecado. Não só a morte física, mas a terrível morte espiritual, que é a eterna separação de Deus. E nada pode nos ajudar a sair das águas do pecado a não ser a fé em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

 

PASSANDO A VISÃO

  • Falar sobre o propósito da COMUNHÃO.

 

AVISOS

  • Incentive os participantes do GECEM a irem às demais programações da igreja. Se houver visitante, combine em passar na casa dele, para ir junto à igreja no próximo culto.
  • LÍDER, PRESTE ATENÇÃO: Os encontros de GECEM’s dos dias 08, 09 e 12 será ENCONTRO LIVRE. Ou seja, você deverá combinar com o seu GECEM alguma programação diferente. Você pode organizar um churrasquinho, fazer uma festinha caipira, etc. Use sua criatividade. Se quiser, poderá combinar com outro líder de GECEM e fazer uma festa junto com outro GECEM.
  • A partir do início de julho não teremos mais o culto de quarta-feira.
  • Líder, discuta com o seu grupo uma estratégia para conseguir 40kg de alimento para o KILO DO AMOR. A entrega será no dia 20/07/2014. O GECEM que conseguir a maior quantidade de alimentos (será medido em peso) ganhará um brinde para ser sorteado entre os integrantes do GECEM.

 

 

...eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a

Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno. 1 João 2:14

Que o seu GECEM seja cheio do poder de Deus!

Pastor Jeremias Gonçalves



[1] Palavra elaborada por Rosicleide Arcanjo, com adaptações de Jeremias Gonçalves.

publicado dia: 29-JUL - fonte:

 
Veja Outros
Novidade
O PODER DA FÉ
29-JUL


Novidade
CARREGANDO FARDOS
29-JUL


Novidade
JESUS, NOSSO SUPER-HERÓI
29-JUL


Novidade
SUPERANDO OBSTÁCULOS
29-JUL


Novidade
Faça parte da equipe de Cristo
29-JUL


Novidade
Jesus nos acolhe em meio à dor
29-JUL


 
 
IBBN - Dourados / Logo
Início A Igreja Palavra do Pastor Novidades Fotos Vídeos Estudos Agenda Contato
IBBN SEDE - Igreja Batista Boas Novas End.: Manoel Rasselen nº1205 / Jardin Vista Alegre, Dourados-MS / CEP: 79813-070 / Fone: 67 - 3425-4545
 
Facebook Twitter Youtube Youtube
Total de Visitas: Notice: Undefined variable: a in /var/www/vhosts/ibbndourados.com.br/httpdocs/congregacoes/estudos.php on line 567
 
Flag Brasil - Logo